Saiba como escolher o modelo de porta mais adequado ao ambiente

Quando você busca alternativas para construir ou reformar seu imóvel diversos fatores devem ser levados em consideração. A estética é…

Quando você busca alternativas para construir ou reformar seu imóvel diversos fatores devem ser levados em consideração. A estética é importante, no entanto, a praticidade e conforto proporcionados por aquela obra precisam ser igualmente considerados.

Quando falamos em casas, escritórios ou comércios, a porta, em especial, é uma parte importante, pois a entrada é consequentemente um verdadeiro cartão de visitas para as pessoas que entram no ambiente.

Por conta disso, existem diversos modelos, tamanhos e formas de portas para que combinem com o tipo de construção que a cerca para uma recepção mais harmoniosa e agradável.

Considerando isso, preparamos este conteúdo com dicas e explicações sobre os diferentes tipos de portas. Confira e aprenda como escolher a que mais combina com você:

Entenda a definição das portas

De modo geral, as portas são estruturas formadas por uma folha, guarnição, maçaneta, dobradiças e batentes. A folha não é a porta em si, mas sim a chapa utilizada para vedar a parede enquanto a porta estiver fechada.

Os batentes são os perfis presos à parede, geralmente feitos de metal ou madeira. Sua função é fixar as folhas da porta. A guarnição é responsável por esconder o espaço entre o batente e a parede, melhorando a estética.

Já as dobradiças têm a função de movimentar a porta, enquanto as maçanetas possibilitam abrir e fechar a porta em conjunto às fechaduras e trincos. Todos esses elementos compõem o funcionamento de uma porta.

Conheça os tipos de portas existentes

No mercado existem diversos modelos de porta, sendo cada uma feita com um material diferente. As mais usadas em geral são as portas de madeira, vidro, aço e PVC. Cada uma possui as seguintes características:

Porta de madeira

Esse modelo de porta é geralmente usado levando em consideração a beleza e elegância do ambiente, sendo comumente vista nas regiões internas da casa.

Ela pode ser usada também nas áreas externas, no entanto, é importante que seja um local protegido da chuva pois, a constante exposição à água afeta a durabilidade do material.

Porta de PVC

Entre os modelos mencionados anteriormente, o PVC é menos sofisticado. Por se tratar de plástico, não é tão bonito quanto os outros modelos.

No entanto, também é versátil e durável, sendo um bom isolante acústico e térmico, além de não oxidar e ser facilmente limpo.

Porta de vidro

Mesmo que sejam geralmente vistas em boxes para banheiro, as portas de vidro estão ganhando cada vez mais espaço com o passar do tempo.

Além de sofisticada, a porta de vidro suaviza a transição dos cômodos, e em áreas externas, como o jardim, funciona como um elemento de separação extremamente elegante.

Porta de aço

A porta de aço possui uma vantagem: sua manutenção é feita com facilidade. Esse tipo de porta costuma ser encomendada e custa um pouco mais. Entretanto, portas de aço são mais resistentes que as de madeira.

Esse tipo de material é semelhante à porta de ferro, pois ambas costumam ser usadas em regiões externas da casa para maior segurança, por sua resistência e durabilidade.

Porta de alumínio

As portas de alumínio são duráveis, modernas e sua manutenção e limpeza são bem simples. Um grande diferencial das portas de ferro é que o alumínio não enferruja.

Por isso, mesmo que exista um constante contato com a chuva ou umidade, esse tipo de material não sofre impacto algum.

Escolha uma porta adequada

Como vimos ao longo deste conteúdo, a porta pode ser considerada o cartão de visitas da sua residência, por isso a escolha desse item é importante. Ao longo deste conteúdo demos algumas dicas para que entenda a diferença entre as portas e escolha a mais adequada para a sua casa.

Independente do local, a presença da porta é indispensável. Imagine você, um vendedor de produtos hospitalares receber um médico para oferecer uma máquina nova, como um raio x portátil ou ímã de neodímio para o tratamento de terapia magnética.

É importante manter um visual agradável e elegante para recebê-lo mantendo as boas impressões. Até mesmo na indústria, para definir um processo de fundição de aço ou comprar certos componentes, como um cilindro hidráulico ou disco abrasivo, a estética traz um ar diferente para a reunião.

De modo geral, existem em diferentes tamanhos, cores, formas e características. Os modelos mais utilizados são madeira, ferro, aço, vidro, alumínio e PVC, e embora alguns sejam mais sofisticados que outros, como o vidro, cada porta possui seus benefícios.

Mas então, o que achou das nossas dicas? Se escolher corretamente a porta que precisa, sua casa, escritório ou comércio ficam mais atraentes para as suas visitas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

O que faz um consultor de marketing imobiliário?

Muitos corretores encontraram formas efetivas de vender imóveis através do Marketing, porém, quando o planejamento começa a falhar, a ajuda…

1 semana atrás

Alguns dos maiores e mais luxuosos prédios do Brasil estão em Balneário Camboriú – SC

Existem alguns apartamentos em Balneário Camboriú que são tão luxuosos, que acabaram tornando-se referência de sofisticação e modernidade. Em alguns…

2 semanas atrás

5 dicas para a decoração de festas infantis

Quem tem filhos sabe como é complicado organizar as festas de aniversário dos pequenos. Uma decoração de festa infantil imperfeita…

2 semanas atrás

Entenda o que é marketplace e como funciona para o ramo da decoração

O ambiente virtual proporciona um enorme espaço de vendas para diversos segmentos. Isso quer dizer que todos os tipos de…

1 mês atrás

Como Limpar Box de Banheiro: Aprenda 3 Técnicas Infalíveis

Existem situações onde deixa o ambiente do banheiro com um aspecto sujo, algo nada legal. Por exemplo, uma situação comum…

2 meses atrás

Saiba como utilizar o mármore para deixar sua casa mais bonita

Ao buscar maneiras sofisticadas de decorar o ambiente, o mármore é uma escolha bem assertiva! A rocha deixou de ser…

2 meses atrás