Entenda a importância da decoração de paredes em um ambiente

Com o aumento no número de pessoas e a rotina mais corrida, o mercado imobiliário teve que se adaptar com…

Com o aumento no número de pessoas e a rotina mais corrida, o mercado imobiliário teve que se adaptar com a construção de casas e apartamentos menores, mas que ofereçam condições vantajosas para os moradores seja por meio da decoração ou de outros fatores.

Além disso, os espaços nos centros urbanos estão cada vez mais escassos, principalmente para quem mora nas grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Por conta disso, a decoração aparece como elemento fundamental para assegurar a qualidade de vida dos moradores, aumentado o conforto, além da sensação de amplitude e aconchego do local.

Neste contexto, o foco pode estar – inclusive – nas paredes: elas são os artigos mais relevantes de uma decoração, sendo a base de toda a organização do espaço.

Além do mais, a decoração da nossa casa é uma forma de demonstrar a nossa personalidade.

Afinal, quando nos vestimos, escolhemos uma roupa, acessórios e calçados, costumamos fazer opções que demonstrem quem somos, nossos gostos pessoais e preferências. O mesmo vale para a decoração!

Desse modo, precisamos ter em mente que a casa é a nossa extensão. Por isso, ela irá refletir também a nossa personalidade. Tudo isso é impresso por meio da decoração.

Assim, muito mais do que oferecer a sensação de amplitude e aconchego, a decoração de paredes de um ambiente diz muito sobre os moradores e, dessa forma, é possível fazer da casa um lar.

Dicas para investir na decoração das paredes

Deste modo, por ter alto impacto nas sensações que temos sobre o ambiente e como um artigo que nos complementa, é imprescindível pensar em formas de decorar a parede. Isso para que elas possam fazer o seu papel de forma adequada.

Entre as principais dicas para isso é possível destacar:

Contrate profissionais especializados

A principal dica para quem deseja investir na decoração das paredes, mas não sabe por onde começar, é procurar por uma consultoria de projetos de arquitetura.

Com o trabalho de profissionais, é possível planejar a decoração desde o início, bem como a definição de cores, materiais a serem utilizados e outros fatores importantes dentro de um projeto.

Além disso, a empresa de consultoria também ajuda com:

  • A economia com gastos de materiais;
  • A execução de um cronograma de atividades;
  • A garantia de um trabalho bem feito;
  • O respeito às preferências dos moradores.

Vale ressaltar que a consultora também pode recomendar uma empresa de pintura residencial para realizar a decoração, em especial para moradores que não conhecem profissionais de confiança para o trabalho.

Invista nas cores

Cada elemento que compõe o estilo ou o tema da decoração da parede transmite uma sensação específica para quem observa.

Ou seja, você pode chegar em um lugar e se sentir mais seguro quando há recursos que transmitem conforto. Ou então, pode acumular cargas negativas se o local estiver mal decorado, com objetos jogados e desorganizados.

Nesse sentido, as cores são as principais responsáveis pela transmissão de sensações negativas e positivas, além de ser possível potencializar sentimentos.

Entre algumas tonalidades mais usadas em ambientes residenciais, destacam-se:

  • O branco, que transmite paz e simplicidade;
  • O marrom, para sensação de conforto e estabilidade;
  • O verde, que representa calma e relaxamento;
  • O azul, para sensação de tranquilidade e ordem;
  • O rosa, para ambientes delicados;
  • O amarelo, que transmite felicidade e boas vibrações.

Lembre-se das boas memórias

A memória também influencia muito no conforto do ambiente. Por essa razão, muitas pessoas optam por decorar as paredes com fotografias de ocasiões especiais, entes queridos, ou algum retrato, pintura ou gravura que transmita uma lembrança positiva.

Neste ponto é importante ressaltar que, dependendo do ambiente, o excesso de elementos decorativos pode causar desconforto, especialmente em espaços menores.

Desse modo, tudo é questão de equilíbrio: separe quais artigos são realmente importantes para você e combine com as cores da parede.

Se necessário, busque inspiração em ideias minimalistas, que são excelentes para cômodos menores.

Os revestimentos nas paredes

Engana-se quem pensa que as paredes podem ser decoradas apenas com tintas. Há muitos tipos de revestimentos decorativos, que proporcionam a sensação de conforto e amplitude.

Do mesmo modo, a escolha desses artigos também podem colaborar com a facilidade e praticidade no dia a dia, como no caso da limpeza dos cômodos.

Um exemplo é o lavabo de banheiro, que pode ser decorado com papel de parede ou, até mesmo, revestimento em madeira.

Além de fugir dos tradicionais azulejos, esses dois materiais são extremamente resistentes, impermeáveis e fáceis de limpar, pois não acumulam sujidades.

Não apenas os lavabos, os quartos também podem ser decorados com papel de parede ou elementos em madeira.

Em cômodos infantis, por exemplo, há uma infinidade de modelos de papéis de parede com temática de desenho.

Há ainda alguns tipos de decoração que utilizam imagens mais “clean”, como é o caso do papel de parede listrado ou com elementos em floral.

Para as salas, a recomendação é o papel de parede com cores neutras, que ajudam a dar um toque de sofisticação ao ambiente sem comprometer o visual com excessos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como Decorar Suas Estantes Para Livros Gastando Pouco

Cansou do visual das suas estantes? Acompanhe essas dicas para decorar suas estantes para livros gastando pouco. Em adição ao…

2 semanas atrás

Entenda melhor a importância dos normativos de segurança para a construção civil

São as Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR que estabelecem regras, instruções e requisitos em relação a segurança de trabalho,…

3 semanas atrás

Como escolher a cor certa do quarto do bebê usando psicologia das cores

Escolher as cores do quarto do bebê pode ser complicado. Na esperança de escapar das opções padrão de rosa ou…

3 semanas atrás

7 Dicas para ter uma Cozinha Moderna

A cozinha desempenha uma grande função dentro da casa e para todos os moradores, pois é o lugar onde preparamos…

3 semanas atrás

Por que automatizar um ambiente?

A automação residencial tem ganhado cada vez mais adeptos. A busca constante por conforto, economia e segurança para o lar…

4 semanas atrás

Manutenção de Jardim: Preciso Contratar uma Empresa?

Se você possui propriedades e terrenos, o tempo de conservação necessário para garantir que sejam mantidos em boas condições durante…

4 semanas atrás