Decoração rústica: vale a pena?

A decoração rústica vem ganhando cada vez mais adeptos em tempos marcados pela correria em rotinas agitadas.  Essa busca é…

A decoração rústica vem ganhando cada vez mais adeptos em tempos marcados pela correria em rotinas agitadas.

Essa busca é um retrato do interesse crescente por uma vida mais simples e tranquila. A decoração rústica evidencia a simplicidade e o conforto na arquitetura de interiores.

A decoração rústica pode deixar as casas ou apartamentos muito mais aconchegantes e convidativos. Isso ocorre, principalmente, por conta do charme e inspiração do estilo nos elementos da natureza.

É uma decoração que funciona, tanto em fazendas afastadas quanto nas grandes cidades brasileiras. Entretanto, ela remete bastante à vida campestre, que costuma ser associada à uma rotina calma e livre.

Os ambientes rústicos, geralmente, contam com ornamentação e acabamentos simples, mas com os elementos certos podem conquistar um ar elegante e cheio de personalidade.

Algumas das principais características do estilo rústico são:

  • Cores da natureza: verde, marrom, cores de matérias-primas;
  • Materiais naturais: pedras e madeira são preferidos;
  • Plantas: vegetação ornamental, principalmente, folhagens;
  • Acabamento artesanal: móveis e objetos com detalhes à mão;
  • Clima intimista: luz amarelada e tom quente das madeiras;
  • Tecidos diversos: peças com diferentes tramas e fibras.

Portanto, trata-se de um estilo perfeito para quem deseja conquistar um clima bucólico nos ambientes.

Para quem se identifica com uma atmosfera mais tranquila, simples e acolhedora, vale a pena incluir referências rústicas na decoração do lar. Além disso, outras vantagens são:

Móveis rústicos em madeira maciça

Os móveis rústicos costumam ser feitos em madeira maciça. A principal característica é a presença de marcas naturais das madeiras, como veios e nós do material bruto.

Os detalhes fazem com que as peças sejam únicas e exclusivas, até porque a madeira é um material vivo e que tem características próprias.

No estilo rústico, as madeiras costuma ser deixadas ao natural, no máximo com a aplicação de verniz, mas sem lacas ou tinturas mais pesadas.

Sustentabilidade

Trata-se de um estilo com uma pegada sustentável. Grande parte dos móveis em madeira rústica são feitos com madeira de demolição, madeira compensada ou reaproveitada.

Por isso, quando são priorizados os fornecedores responsáveis, o mobiliário rústico pode ser considerado harmonioso com o meio ambiente.

Móveis com fibra natural trançada também são bastante comuns no estilo rústico de decoração.

O material é usado, principalmente, nas cadeiras e banquetas. Nesses casos, o acabamento manual acrescenta ainda mais naturalidade aos móveis.

Durabilidade

Além de ser considerado um material nobre, a madeira dos móveis rústicos costuma ser de altíssima qualidade.

Geralmente, são móveis brutos e pesados, mas que têm qualidade para alta durabilidade.

É comum ver móveis rústicos que, apesar de demandarem certo investimento, são passados de geração para geração, acrescentando ainda mais destaque e valor à decoração.

Usabilidade

As pessoas costumam imaginar salas rústicas, mas a verdade é que o estilo pode ser empregado em praticamente todos os ambientes da casa, com naturalidade e aconchego.

O estilo rústico também combina facilmente com diferentes tipos de revestimentos. Tanto os assoalhos em madeira, quanto as pedras e até os pisos frios podem ficar harmoniosos com os móveis e decorações rústicas.

A restauração de mármore ou de madeira, dependendo do piso, ajuda a garantir a beleza da superfície, acrescentando elegância à decoração.

Funcionalidade

Os ambientes rústicos não costumam ser muito ornamentados, apesar de bem decorados. O ideal é que eles contem com objetos simples e capazes de agregar valor à rotina.

Uma ideia é aproveitar utensílios como cestos, jarros, bandejas, caixotes, entre outros tipos de objetos úteis e que também podem integrar a decoração.

Outra dica para a composição de espaços rústicos é planejar muito bem a iluminação, de acordo com a funcionalidade do espaço. Combinada com cores quentes, ela acrescenta mais conforto aos ambientes.

Nesse sentido, recomenda-se o cuidado não só na escolha de interruptores e tomadas para reforma, mas também na instalação de luzes indiretas.

Luminárias podem fazer muita diferença nos ambientes, assim como candelabros e até arranjos de velas.

Para finalizar, vasos de plantas de diferentes espécies acrescentam mais vida e alegria aos ambientes rústicos.

Nas áreas internas podem ser instalados suportes pendentes com espécies pequenas, como suculentas, enquanto varandas ou quintais podem receber jardins verticais.

É válido ressaltar que a decoração de um imóvel deve ser feita com consciência. As reformas devem sempre priorizar melhorias necessárias, como o tratamento de trincas ou outros problemas que podem prejudicar as estruturas.

Contudo, a decoração rústica é uma opção simples, fácil de aplicar e que vale bastante a pena, agregando sofisticação e conforto aos ambientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

4 dias atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

6 dias atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

4 semanas atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

4 semanas atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

1 mês atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

1 mês atrás