Piso de Porcelanato Líquido: o piso do momento

O porcelanato líquido faz sucesso devido a sua facilidade para limpeza

O porcelanato líquido, é o piso do momento! Quando pensamos em reformas e construções, lá está ele entre os produtos mais queridos e desejados pelos moradores.

Mas como mexer com obra é sempre uma caixinha de surpresas, separamos algumas dicas que você precisa saber sobre essa novidade em pisos que veio para ficar, antes de contratar o serviço para a instalação na sua casa.

Após encontrar a casa dos seus sonhos, use a criatividade e transforme-a  em uma verdadeira obra de arte.

Porcelanato líquido no Brasil

O produto chegou a pouco tempo ao Brasil. Isso mesmo, lá fora o porcelanato líquido faz sucesso há tempo e aqui não foi diferente devido a sua facilidade para limpeza e pelo fato de se adaptar perfeitamente em praticamente todos os tipos de superfícies, como madeira, cimento, metal e azulejo.

Antes, o porcelanato líquido era apenas usados em hospitais e espaços comerciais, mas agora chegou nas decorações das casas.

Os anos de 2015 e 2016 marcaram a ascensão do porcelanato líquido no país, fazendo com que o revestimento se tornasse ainda mais popular e moderno, movimentando o mercado de vendas de material, projetos de decoração e, principalmente, em novas oportunidades no mercado de trabalho.

Como funciona?

Há dois tipos de resinas que são utilizadas para criar o porcelanato liquido, o epóxi e o poliuretano.

Esses produtos são muito similares visualmente e frequentemente são confundidos.

A diferença é que a aplicação do porcelanato líquido epóxi é feita diretamente sobre o piso e espalhado com algo parecido com um rodo, automaticamente nivelando a superfície.

Já a aplicação de porcelanato líquido de poliuretano requer que o piso seja nivelado, inclusive, com o fechamento dos rejuntes.

Normalmente é utilizado uma pasta para nivelar todo o piso e deixá-lo preparado para a aplicação.

Aplicação

Aplicação de porcelanato líquido
Aplicação de porcelanato líquido

Se você for contratar o serviço para a aplicação do porcelanato líquido na sua casa, você precisa saber que o processo é feito em duas etapas e que o produto precisa de dois dias para secar.

Na primeira etapa é feita o nivelamento do piso para retirar as uniformidades e na segunda etapa é feita a aplicação da cor, texturas, fotos e até mesmo brilho.

Ao misturar elementos, é possível chegar em diversos resultados para o piso de porcelanato líquido, como o de um piso imitando mármore, por exemplo.

Também é possível fazer desenhos, utilizar formas geométricas, enfim, abusar da criatividade e ousar no estilo da decoração da sua casa.

A dica é pesquisar o trabalho de quem você pretende contratar para aplicar o produto e conversar com o profissional para constatar o que ele consegue fazer.

E o melhor: o produto não tem cheiro! Portanto, pode ser aplicado em casas com crianças e a animais de estimação.

Outra fator importante na hora da aplicação é a temperatura. Para chegar em um melhor resultado e obter um piso com mais brilho, é necessário que a aplicação seja feita em dias quentes. Curioso, não? Sim!

O produto é termoquímico, ou seja, ele auto aquece. Durante os dois dias de aplicação, ele fica esquentando, esquentando até chegar a temperatura de 180°.

Ao atingir essa temperatura, o produto se transforma em uma resina dura, deixando o piso nivelado e uniforme, por isso o porcelanato líquido também é muito usado para vedação.

O material é de longa duração, super resistente à impactos, riscos e ainda pode ser polido.

E a limpeza? É normal. Você pode usar diversos produtos da sua preferência, evitando apenas produtos abrasivos como os solventes, que podem danificar, deixar fosco e até mesmo manchar o produto.

Tipos de Porcelanato

Revestimento Porcelanato liquido epoxi
Porcelanato líquido epóxi

Porcelanato líquido epóxi: um piso brilhante, sem rejuntes e sem geração de resíduos na aplicação, um dos seus principais atrativos dessa técnica é a possibilidade de acrescentar desenhos variados no formato 3D, como o fundo do mar e jardins, além de efeitos marmorizados entre outros, tudo de maneira bastante prática.

piso de resina epóxi
Piso de resina epóxi

Piso de resina epóxi: o piso de porcelanato líquido ganhou esse apelido justamente porque, com essa técnica, é possível conseguir um piso totalmente espelhado, liso, uniforme e fácil de limpar.

Ele pode ser planejado em cores sólidas, como o branco, preto, marrom, azul, vermelho, amarelo, verde, etc.

Piso de resina branco
Piso de resina branco

Piso de resina branco ou transparente: ele permite a aplicação sobre outros pisos e até sobre adesivos, ou seja, é possível imprimir um adesivo em altíssima qualidade, aplicar no chão e cobrir com resina autonivelante transparente e ter a estampa que quiser.

Porcelanato líquido 3d
Porcelanato líquido 3d

Porcelanato líquido 3D: algumas pessoas aplicam com adesivos em 3D com a técnica trompe l’oeil, um truques de perspectiva que faz com que o ambiente pareça ter continuidade.

Essa técnica era usada desde o período grego, ficou famosa no período barroco e agora está ressurgindo.

Piso 3d em resina epóxi
Piso 3d em resina epóxi

Piso 3D em resina epoxi: a resina transparente também permite a aplicação sobre outros objetos como moedas, granulados de pedras, é possível adicionar glitter e fazer um piso escandalosamente fashion também.

Porcelanato liquido com purpurina
Porcelanato líquido com purpurina

Porcelanato líquido com purpurina: os aplicadores mais experientes misturam mais de uma cor de resina e criam pisos artísticos marmorizados, com efeitos abstratos.

Resina epóxi sobre piso de cimento
Resina epóxi sobre piso de cimento

Resina epóxi sobre piso de cimento: o que mudou é que os fabricantes perceberam uma oportunidade de mercado e começaram a incentivar o uso desse tipo de piso em ambientes residenciais, em uma escala menor e hoje, já existem produtos para o uso residencial e mais mão de obra especializada a um custo acessível para todos.

Piso de resina autonivelante
Piso de resina autonivelante

Piso de resina autonivelante: o porcelanato líquido também consegue um alto brilho, só que realmente não possui juntas, ele é feito de resina.

As resinas mais utilizadas para fazer o piso de porcelanato líquido são: a resina epóxi e a resina de poliuretano.

O termo correto para chamar esse piso seria piso monolítico de resina, piso de resina ou ainda piso de resina autonivelante.

São três termos que podem ser usados para descrever o mesmo tipo de piso, porque ele é monolítico, é autonivelante, é de resina e é líquido. Só não é porcelanato.

Piso de resina sobre madeira

Piso de resina sobre madeira
Piso de resina sobre madeira

Piso Monolítico: Quando o piso é formado de um material que não apresenta junta, ou seja, ele é uma peça inteira sem divisões.

Os pisos monolíticos são muito utilizados em hospitais, pois em um piso tradicional as juntas acumulam microorganismos, então o piso monolítico permite uma limpeza 100% eficaz na eliminação de possíveis agentes contaminantes.

Piso Autonivelante: O próprio nome já diz o piso se auto nivela nas superfícies em que é aplicado, portanto mesmo que o piso tenha pequenos desníveis, por isso permite a aplicação sobre outros pisos: cerâmico, cimento queimado, pedra, etc.

Fazer porcelanato líquido

Lembrando que existe também o piso de porcelanato líquido de resina de poliuretano, que leva uma aplicação diferente, neste caso o piso deve estar totalmente nivelado, pode ser usado tanto nas áreas internas ou externas e sobre outros pisos.

Só que neste caso a aplicação é feita com rolo, como se você estivesse realmente pintando o piso. Tem menos opções de cores, só branco, bege e cinza, não existe a opção transparente.

Antes de fazer o piso de porcelanato líquido é necessário preparar o local, limpar, eliminar partículas de poeira e impermeabilizar o chão que irá receber a resina.

A espessura da resina pode variar entre 1 mm até 5 mm, tudo vai depender da base sobre a qual a resina será aplicada, se a base for lisa, com alinhamento uniforme, a espessura da resina pode ser de 1 mm.

Já se a aplicação for feita sobre outro piso com desníveis maiores a espessura pode ser maior e isso demanda mais produto.

Você pode encontrar muitas casas que possuem amplos espaços para explorar toda a criatividade na aplicação do porcelanato líquido.

Contudo, não se preocupe, se o seu objetivo é morar em um espaço menor e está procurando apartamentos de metragem menor, você pode brincar e escolher cores vivas e incríveis, ou mais discretas e elegantes.

Tudo é possível, basta ter tudo planejado e encontrar um excelente profissional.

Além do mais, se precisar posteriormente de empresas para realizarem a limpeza e o tratamento de piso, saiba que existem diversas especializadas no setor, que inclusive comercializam produtos específicos para limpeza e prevenção de avarias.

Gostou deste post? Continue visitando nosso site. Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam sobre o porcelanato líquido!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Tudo que precisa saber para sua reforma

Uma reforma pode representar grandes problemas se não for bem administrada. Muitas pessoas pensam que  realizar uma obra significa dor…

2 dias atrás

Saiba como criar um apartamento decorado inesquecível e vender mais

Ao procurar por diferentes formas de deixar sua casa mais bonita e moderna, entenda que se atentar às tendências é…

3 dias atrás

Como saber que tipo de madeira é um palete antes de fazer seus móveis

Antigamente os paletes serviam apenas como uma ferramenta para facilitar a vida nas fabricas, servindo como suporte de mercadorias, entre…

3 dias atrás

Decorações para casamentos

Embora as pessoas tenham idealizado o tempo para se casar ao longo dos anos, a verdade é que o evento em si…

5 dias atrás

MESAS PROVENÇAIS PARA DECORAÇÃO DE EVENTOS E FESTAS

O berço do estilo de decoração provençal é a França, o modelo surgiu por volta dos séculos XVII E XVIII,…

1 semana atrás

CONHEÇA HYGGE, O LIFESTYLE DO MOMENTO QUE VEM GANHANDO ADEPTOS NO MUNDO TODO

Já ouviu falar em hygge? Este é um conceito dinamarquês, que assim como a nossa palavra “saudade”, não existe uma…

1 semana atrás