SHABBY CHIC: Saiba tudo sobre esse estilo de decoração!

Sabe aqueles ambientes com móveis e objetos de aspecto antigo e desgastado, mas que dão um toque de sofisticação ao…

Sabe aqueles ambientes com móveis e objetos de aspecto antigo e desgastado, mas que dão um toque de sofisticação ao lugar?

Trata-se do estilo de decoração shabby chic. Do inglês, shabby significa desgaste. Logo, essa é uma decoração baseada na utilização de elementos desgastados. Quando bem utilizados, eles promovem um ar de elegância — daí o termo chic (com a grafia original francesa) aos mais variados ambientes.

Forte tendência durante a década de 1990, o shabby chic está em amplo processo de revalorização.

Essas transformações dos ambientes acontecem tanto em construções domiciliares quanto em lojas ou restaurantes, por exemplo.

Já pensou em dar uma revitalizada na sala, nos quartos e até na cozinha da sua casa ou apartamento? Com o shabby chic, você tem à disposição combinações de extremo bom gosto e requinte.

Curioso para conhecer as múltiplas possibilidades do shabby chic e aplicá-los na sua casa? Continue a leitura e descubra!

Elementos utilizados na decoração shabby chic

Uma das grandes vantagens do shabby chic consiste nas diferentes formas de mudar a cara de um ambiente. Conheça algumas delas!

Móveis e metais com aspecto de pátina

Em princípio, pátina é o nome que se dá àquela aglutinação de determinadas substâncias químicas sobre a parte exposta de um metal.

mesa shabby chic
Foto: Tua Casa

Quando artesãos descobriram que essa característica poderia valorizar a aparência de um objeto, ela começou a ganhar destaque.

metal em pátina

Ao longo do tempo, foram surgindo técnicas de pintura capazes de reproduzir esse aspecto típico da pátina — tanto na madeira, como no metal.

shabby chic armário

Visualmente, um móvel ou objeto com pátina exibe um tom envelhecido e elegante. Essas dois traços já indicam o motivo da técnica ser uma das mais frequentes no estilo shabby chic.

shabby chic movéis
Foto: Tua Casa

Assim, não é difícil se deparar com guarda-roupas, mesas de jantar, escrivaninhas, mesas de centro de sala de estar e molduras de quadros, por exemplo, customizados por meio da pátina. Ela cai bem até em janelas!

Contraste entre peças de madeira e metal

shabby chic peças de madeira e metal
Foto: Westwing

Quando um ambiente comporta peças de madeira e metal, ele consegue compor um estilo todo particular.

bau-shabby-chic

Esse efeito é causado justamente pelo contraste entre esses dois diferentes materiais, o que proporciona refinamento bem marcante.

Toda a cena adquire ainda mais nuance se houver um cuidado especial no momento de combinar os tons suaves do amadeirado com os incisivos do metálico.

Pense nas diferentes gradações de cores de alguns quadros de Van Gogh, por exemplo. Conforme a pintura das paredes, o resultado pode ficar magnífico.

Experimente aproximar móveis desgastados de cadeiras de ferro, por exemplo.

shabby chic cadeira de ferro
Foto: Pinterest

Nesse caso, nem há a necessidade de pintar novamente as cadeiras. Mas também é plenamente possível pintá-las com a técnica da pátina, desde que o resultado final seja um contraste harmonioso com o restante do ambiente.

Estampas de flores

shabby chic estampas de flores
Foto: Casamentos

Sim, aqueles tecidos ricos em estampas de flores são uma das marcas do shabby chic. Essas estampas podem aparecer em cortinas, lençóis, cobertores, travesseiros, almofadas e até no estofamento de cadeiras.

Como alternativa às flores, o xadrez é uma ótima sugestão. Ambas as estampas podem, inclusive, coexistirem no mesmo ambiente. O único cuidado aqui se refere às tonalidades das cores usadas, pois elas precisam dialogar entre si.

Por fim, vale lembrar que você ainda pode mesclar as estampas florais com flores de verdade. Com muita criatividade, vale a pena investir no uso de arranjos florais em determinados ambientes, como as confortáveis varandas.

Nesse ponto, observe que muitos recipientes podem se transformar em vasos, como garrafas, jarros e potes. O importante é que cada arranjo colabore para agregar valor ao estilo shabby chic. Desse modo, o sucesso é garantido!

Escadas antigas de madeira

shabby chic escada de madeira
Foto: Pinterest

Aquelas escadas de madeira antigas também podem ser muito úteis na implantação do shabby chic. O mais interessante é que a escada não precisa estar em perfeitas condições de uso. Na verdade, ela apenas ficará escorada em um canto, combinando com alguma mesa de metal ou madeira.

shabby chic escada com flores
Foto: Pinterest

Se os degraus da escada forem largos, você pode inclusive colocar um ou mais vasos com arranjos de flores.

Com isso, é possível criar uma mistura bem elegante entre a madeira de aspecto rústico, o metal desgastado da mesa e o vidro dos vasos. Mesmo em degraus mais finos, é possível equilibrar arranjos de flores em pequenos caixotes.

Espelhos e quadros com molduras antigas

moldura quadro shabby chic

O uso dos mais variados espelhos é igualmente fascinante. As peças podem apresentar diferentes tamanhos e formatos, além de ocuparem posições diversificadas em um ou mais ambientes. Elegantes e estrategicamente posicionados, os espelhos ajudam a refletir a própria decoração ao redor.

Naturalmente, no estilo shabby chic é necessário priorizar os espelhos que possuam molduras e pontas em avançado desgaste. Em último caso, lembre-se que você recorrer à técnica de pintura de pátina para realçar o aspecto envelhecido das peças.

Os quadros merecem idêntica atenção. Vale a pena caprichar no uso de molduras antigas, como aquelas que lembram quadros de séculos passados.

Ao lado de todo o conjunto, os quadros (também de diferentes tamanhos) concedem o charme que faltava.

Onde comprar peças e móveis antigos para a decoração shabby chic

Para criar esses ambientes nostálgicos e repletos de glamour, você pode utilizar as peças que estejam abandonadas no seu próprio lar. Não há nada que um bom planejamento de decoração não possa resolver.

Além disso, é altamente recomendável visitar alguns antiquários, principalmente se você estiver em busca de algo mais do que especial.

Alguns antiquários oferecem um belo acervo de móveis e peças das décadas de 1950 e 1960. Essas duas épocas são ideais para uma decoração feita ao melhor estilo shabby chic. Com tudo isso, você é capaz de deixar qualquer ambiente inesquecível — mesmo aos olhares mais críticos.

No entanto, o que vale mesmo é ter a oportunidade de criar ambientes únicos, capazes de emanar a própria personalidade do dono da casa.

Com a decoração shabby chic, você consegue imprimir um estilo pessoal a sua sala, cozinha, quarto de dormir, estúdio, escritório, etc. Enfim, você pode reviver a nostalgia que desejar e na intensidade que preferir!

Depois de conhecer tudo sobre o incrível estilo de decoração shabby chic, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais?

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Imóveis na praia: investimento ou despesa?

Ah, o mar! O barulho das ondas, o vento no rosto, o riso das crianças brincando na areia! Quantos de…

3 dias atrás

Dicas de decoração da sala de estar

A decoração da sala de estar é certamente o cômodo mais importante de sua casa. Uma sala de estar é…

6 dias atrás

8 ideias econômicas e criativas para decorar o seu lar

Ideias econômicas e criativas para decorar: quando pensamos em decorar nossa casa, desanimamos quando pensamos que iremos gastar muito e…

1 semana atrás

Dicas de iluminação para eventos

Iluminação para eventos: você pode não perceber ao fim da festa o quanto a iluminação afetou sua experiência , mas…

1 semana atrás

Como proteger o seu patrimônio pessoal?

Construir e proteger o seu patrimônio pessoal é o que motiva as pessoas a se esforçarem em seus postos de…

2 semanas atrás

Decoração com pendentes: acerte na sua escolha!

A decoração com pendentes são muito importantes em um projeto de iluminação. Cada vez mais, a indústria investe no design.…

3 semanas atrás