9 Ideias de Decoração Retrô para Quartos de Solteiro e de Casal

Entre as fotos de decoração mais curtidas do Instagram, é possível ver que boa parte se vale de peças retrôs.…

Entre as fotos de decoração mais curtidas do Instagram, é possível ver que boa parte se vale de peças retrôs. Isso acontece porque esses itens clássicos adicionam um charme único para o espaço.

A decoração retrô consiste em resgatar tendências de outras épocas para os dias atuais, trazendo móveis, texturas, paletas de cores, enfim, toda a identidade da época, podendo ou não passar por uma repaginação moderna.

Neste guia, você vai ver algumas das melhores ideias para decorar um quarto com o estilo retrô.

Por que decorar o quarto com estilo retrô?

Tanto um quarto de solteiro quanto um quarto de casal pode ficar muito bem com o estilo retrô. Se você curte um espaço que lembra a casa da vovó, com um ar romântico e clássico, o estilo retrô é perfeito para o seu quarto.

Tudo na decoração depende da personalidade de quem está decorando. Se você gosta do estilo de quartos antigos, ele é para você.

Aposte em Tons Pastéis

Os tons pastéis e terrosos trazem uma certa paz para o ambiente, tornando-o mais aconchegante e confortável. O uso de cores intensas como rosa, metal e azul podem quebrar um pouco as cores pastéis, criando um contraste interessante.

Antes de começar a decorar o seu quarto com o estilo retrô, é importante que você crie uma paleta de cores fixa para o ambiente, na qual você vai se basear para escolher os móveis, itens decorativos, cores da parede, papéis de parede, etc.

Aposte nas Texturas e Papéis de Parede

Se tem algo que se perdeu na decoração moderna foi o uso de muitas texturas e papéis de parede, sempre preenchendo o ambiente com muita elegância. Na decoração retrô, você pode ser mais ousado e criar mix de texturas e papéis de parede para decorar o seu quarto, seja ele de solteiro, seja de casado, seja ele pequeno, seja ele grande.

Os melhores papéis de parede para quartos retrôs são aqueles que usam padrões. Os papéis com texturas abstratas, sem padrões, combinam pouco com esse estilo. A ideia é se valer de padrões geométricos que criam uma sensação de continuidade na parede em questão, ampliando o espaço.

Plantas e Flores

Outros itens que aparecem pouco na decoração moderna mas têm seus espaços bem consolidados no design de interiores retrô são as plantas e flores. No design moderno de interiores, o uso de plantas costuma ser bem sutil, optando sempre por plantas pequenas e delicadas. Já num design de interiores retrô, você pode apostar no uso de mais plantas diferentes, em tamanhos maiores e formatos ousados.

Uma planta que combina muito bem com a decoração retrô são as suculentas, que ainda contam com a vantagem de exigir poucos cuidados para o seu desenvolvimento, sendo bastante recomendadas para quem tem pouco tempo ou pouca experiência com o cuidado de plantas.

Quando a inspiração para o seu design de interiores é a década de 70, o uso de flores pode ser ainda mais abundante, podendo sair da linha de flores vivas para texturas de flores, papéis de parede e até mesmo jogo de cama.

Jogo de Cama Retrô

Um dos epicentros da decoração de um quarto é o jogo de cama, uma vez que a cama costuma ser o destaque de um quarto. Portanto, essa escolha deve considerar toda a composição para criar uma harmonia de cores, formas, traços e estilos.

Uma das tendências de decoração que podemos resgatar de décadas passadas é o hábito de combinar cortinas, tapetes e o jogo de cama, como se todo o pano derivasse de uma só fonte.

Combine Estilos

O legal da decoração é que ela é livre e individual, de modo que não precisamos nos prender a regras, tendências e padrões. Portanto, sinta-se livre para combinar diversos estilos ao seu estilo retrô. Os resultados podem ser impressionantes. Não esqueça de enviar as fotos para nós conferirmos a sua obra de arte.

Posters e Cartazes

Outro costume que foi se perdendo na decoração minimalista moderna foi o hábito de colecionar e pendurar pôsteres e cartazes nas paredes. Hoje, a tendência que predomina são paredes totalmente brancas. Como o estilo retrô não é nada minimalista, ele te permite usar e abusar de pôsteres e cartazes, permitindo com que você coloque filmes, obras de arte, charges e mais o que vier na telha pendurado na parede. Você pode juntar mais de um em uma mesma parede, preenchendo ela com todas as suas paixões em formatos de cartazes. Se você desenha, gosta de fotografar, ou tem alguma outra arte visual, você pode pendurá-la nas paredes, deixando a decoração ainda mais com a sua cara.

Preço de uma Decoração Retrô

Diferente do que muitos podem imaginar, a decoração retrô em si não é algo caro de se fazer. Embora ela use mais itens que uma decoração minimalista, que preza por ser mais limpa e funcional, ao tempo que a decoração retrô é mais maximalista, ela não é tão cara quanto parece.

É possível encontrar achados incríveis para compor uma decoração retrô em um bazar de antiguidades, uma loja de usados ou mesmo num Mercado Livre ou Enjoei da vida, onde você pode, inclusive, achar itens antigos de verdade, com mais de trinta anos de idade.

Você também pode ir na casa da vovó e pedir aquele item antigo que ela gosta mas não vai ficar triste de te dar.

Por fim, vale dizer que decoração é sempre uma questão de criatividade. O espaço é seu, solte a sua criatividade e coloque a sua personalidade nele.

Qual das dicas vistas acima para decorar quartos no estilo retrô você gostou mais? Comente abaixo!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como escolher a melhor manta microfibra

As mantas microfibra são essenciais para uma cama macia, aconchegante e prática. Até porque a microfibra tem propriedades isolantes e…

1 dia atrás

23 Ideias de Decoração Barata para Festa de Casamento

Se você está planejando um casamento, sabe que o mais difícil é quando o orçamento é apertado e temos que…

1 semana atrás

Como encontrar o melhor apartamento no Itaim Bibi?

O Itaim Bibi possui um dos maiores índices de valorização do metro quadrado nos últimos anos devido aos altos investimentos…

2 semanas atrás

Como abrir uma loja de roupas: veja o passo a passo!

Para você que está pensando em como abrir uma empresa deste ramo, saiba que para início de conversa, é importante…

2 semanas atrás

8 decorações adoráveis para festas de aniversário de crianças

Faça a festa de aniversário mais fofa com algumas decorações de festa de aniversário dessas crianças. Você encontrará ideias de…

2 semanas atrás

5 dicas simples de decoração para sua casa

A decoração da nossa casa é muito importante, ela não está lá apenas para atender necessidades, mas também para que…

2 semanas atrás