Colchas, cobertores e edredons: entenda as diferenças entre eles

Quem opta por alugar casas ao invés de comprar pode ter dificuldade em deixar o ambiente com a sua cara.…

Quem opta por alugar casas ao invés de comprar pode ter dificuldade em deixar o ambiente com a sua cara.

Isto porque não é raro que os contratos de aluguel tenham restrições quanto às modificações que os inquilinos pode fazer no imóvel, o que limita as possibilidades de decoração.

Felizmente, há várias maneiras de alugar apartamentos ou outros imóveis ao invés de adquiri-los e, ao mesmo tempo, garantir que eles sejam agradáveis – isso sem infringir nenhuma cláusula no contrato e colocar o depósito de caução em risco.

No caso dos quartos – e, em alguns casos, da sala – é possível investir em mantas, cobertores e edredons diferenciados, que, além de te aquecer no inverno, funcionem como elementos decorativos.

Confira as diferenças entre estas peças e algumas ideias para usá-las:

Mantas

Feitas de materiais extremamente leves, as mantas são indicadas para dias de frio não muito intenso. Consequentemente, são ideais para quem vive em cidades que são mais quentes, inclusive durante a noite.

Há algum tempo atrás, era possível encontrá-las apenas em algodão, um tecido que, apesar de natural, é resistente. Este material é mais indicado para quem quer uma decoração mais aconchegante e rústica.

Quem não faz questão disso pode investir em uma manta de microfibra. Devido ao baixo preço, à grande oferta de cores e à menor espessura e peso quando comparada com o algodão, ela tem sido uma alternativa cada vez mais popular.

manta para sofa
Foto: Westwing

Vale ressaltar que estas peças não podem ser usadas apenas nos quartos: nada impede que você as use com cobertura do sofá! É a escolha de muitas pessoas que têm peças muito claras e desejam protegê-las de manchas, ou que, simplesmente, querem dar um up na decoração do ambiente sem tomar nenhuma medida radical, como substituir um móvel ou mudar a cor de uma parede.

Geralmente, quem opta por decorações mais clássicas, seja na sala ou no quarto, opta por mantas em tons neutros e em estampas naturais ou com arabescos.

Já os adeptos de um estilo mais moderno preferem tons mais impactantes e estampas geométricas ou étnicas.

Colchas

colcha-quarto-de-casal

As colchas são semelhantes às mantas. Apesar de também serem finas, elas geralmente se diferenciam por ter um aspecto mais rústico, com babados ou confecção em patchwork.

São perfeitas para quem quer dar um toque mais rústico à casa, ou quer montar um ambiente totalmente baseado neste estilo.

Cobertores

cobertores

No quesito aquecimento, os cobertores estão um nível acima da manta, ficando entre ela e o edredom.

Mais espessos, eles são perfeitos para as noites nas quais o frio aperta um pouco, mas sem ficar muito intenso.

Apesar de geralmente ser mais funcional do que decorativo, nada impede que você o utilize como enfeite. Só que, ao contrário das mantas, o cobertor é feito para ser usado apenas nos quartos.

Ainda assim, é possível encontrá-lo com vários designs. Há inclusive modelos dupla face, que são muito mais versáteis sob o ponto de vista decorativo.

No quesito materiais, a gama de opções também é grande: é possível encontrar cobertores feitos em diversos materiais, inclusive sintéticos e hipoalergênicos.

Os modelos costumam ser confeccionados em poliéster, algodão ou acrílico.

Edredons

edredom casal lindo
Foto: DecorVida

O edredom é o campeão absoluto no quesito aquecimento. Se você está em busca de Netflix no sofá.

No quesito decorativo, sua aparência sempre remete ao aconchego.

Por mais que ele não seja um elemento decorativo por excelência, nada impede que você o deixe sempre na cama durante o inverno por questões práticos e o aproveite como tal.

Se for o seu caso, é interessante adquirir uma peça que combine com a decoração do quarto.

Ela pode ser tanto complementar ao restante da decoração quanto ser um ponto de contraste, de acordo com a regra 80/20 (todos os cômodos precisam de 80% de tons neutros e 20% de tons chamativos).

Como veremos um pouco mais a seguir, é possível comprar apenas o “recheio” e adquirir o forro externo a parte, possibilitando uma maior diversidade decorativa.

Coberdom

Coberdom

A indústria têxtil uniu o melhor dos dois mundos e o resultado foi o coberdom! Como o próprio nome diz, este produto reúne as melhores características do cobertor e do edredom em um item único.

Por um lado, uma da maiores queixas de quem tem um edredom é o seu tamanho: como ele é espesso, ocupa um espaço razoável, mesmo que dobrado.

Entretanto, é a única saída para quem mora em um lugar muito frio. Já o cobertor é compacto, mas não aquece tanto quanto o edredom.

O coberdom soluciona ambos os problemas: é, ao mesmo tempo, fino, compacto e um poderoso isolante térmico.

Contudo, ao contrário do edredom, não é possível comprar capa e manta separadamente. Ou seja: se você pretende usá-lo como elemento decorativo, para dar um up à sua cama, escolha o design com sabedoria!

Cobre-leitos

cobre leito casal

Por mais que seja parecido com um edredom, o cobre-leitos é um pouco diferente: ele pode até ser tão acolchoado quanto e ter um aspecto semelhante, mas, quando você o experimenta, nota que ele não aquece tanto quanto o edredom.

Além disso, o cobre-leitos foi idealizado para ser mais uma peça decorativa do que de aquecimento.

Portanto, é possível encontrá-lo em mais opções de cores e estampas, geralmente combinando com jogos de roupa de cama completos (lençóis e fronhas).

Ainda assim, nada impede que você o use como cobertor caso não viva em um local com temperaturas muito amenas.

Capa de duvet

edredom casal duvet

Muito famosas na Europa, as capas de duvet começam a ganhar espaço no Brasil, onde são conhecidas como capas de edredom.

Elas consistem são parte externa do edredom, que pode ser comprada separadamente e trocada sempre que você quiser.

Além de facilitar o processo de lavagem, você pode mudar a decoração da sua cama sempre que quiser, sem ter que investir em um edredom novo.

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus contatos e amigos nas redes sociais para que eles saibam a diferença entre colchas, cobertores e edredons.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Quem é responsável por consertos no imóvel alugado?

Lidar com um dano no imóvel alugado já gera uma dor de cabeça por si só. Resolver quem pagará pelo…

2 semanas atrás

11 dicas de como decorar a sala com pouco dinheiro

Quem nunca passou por aqueles momentos em que olhou a sua volta e não gostou do que viu em sua…

2 semanas atrás

Como reduzir os custos na hora de fazer uma mudança

Fazer uma mudança pode custar muito dinheiro, e não estou falando apenas de custos com desmontagem e montagem de móveis…

2 semanas atrás

Quarto dos sonhos: dicas para uma decoração clássica e sofisticada

O quarto é um dos cômodos da casa mais importantes na hora de escolher a decoração. Afinal, o quarto geralmente…

2 semanas atrás

Como escolher o ar condicionado na Black Friday?

Chegou a hora de escolher o seu ar condicionado na Black Friday, a data mais esperada do e-commerce brasileiro. Saiba…

4 semanas atrás

Como dar personalidade a um imóvel alugado?

Como dar personalidade a um imóvel: Recebo muitos comentários de leitores querendo fazer mudanças em seu imóvel mas resignados pois…

4 semanas atrás