Iluminação para quarto de casal

Iluminação para quarto de casal: Para se ter um ambiente realmente aconchegante, se faz necessário aliar decoração à um bom…

Iluminação para quarto de casal: Para se ter um ambiente realmente aconchegante, se faz necessário aliar decoração à um bom projeto de iluminação, valorizando o ambiente e dando um visual equilibrado e acolhedor.

Uma boa iluminação deve ser um dos elementos mais importantes no projeto pois vai fazer uma enorme diferença no resultado final do cômodo, esse fator fundamental vai garantir aconchego e bem-estar.

E quando falamos do quarto do casal essa questão se torna ainda mais evidente e importante, a iluminação desse cômodo deve ser muito bem pensada, pois é lá que o casal terá seus momentos de descanso e intimidade, e nesse caso a iluminação faz toda a diferença.

Vejamos algumas dicas importantes que devem ser tomadas em conta ao se fazer a iluminação para quarto de casal:

Iluminação geral

Esse tipo de iluminação ajuda na percepção do todo, podendo ser usado em qualquer ambiente da casa, com as opções de luz direta, indireta ou difusa. Ambas não pretendem destacar ou ressaltar nada em particular, mas deve ser agradável e ainda sim bem pensada.

A luz geral do quarto pode ser feira por exemplo a partir de um Plafon com luz difusa e central.

Na luz difusa utiliza-se um difusor, geralmente de acrílico ou vidro, para suavizar a luz, dessa forma ela não possui o brilho e intensidade da luz direta, não agride os olhos pois trata-se de uma luz mais suave.

Além disso ela tende a se espalhar e assim não provoca sombras fortes, deixando o cômodo não só mais agradável, mas também mais bonito aos olhos.

Iluminação Difusa
Foto: Pinterest – Iluminação Difusa

Luminárias laterais para leitura

Em um quarto de casal temos que pensar em todas as possibilidades, algo muito comum por exemplo é um gostar de ler a noite, enquanto o outro quer dormir. Se isso não for planejado com antecedência pode se tornar um grande problema. Ai entram as luminárias para leitura.

As luminárias de leitura hoje são tendência em decoração, sendo assim podemos encontrar vários modelos e cores que podem sim deixar seu ambiente mais charmoso, porém não podemos esquecer de sua funcionalidade.

A primeira coisa que devemos pensar é em sua intensidade

Para se obter um conforto visual precisamos de equilíbrio na luminosidade, a luz artificial deve se assemelhar ao máximo ao de luz natural para não forçar a visão. Lembrando que esse conforto é importante não apenas para o leitor, mas para o parceiro(a) que não deve ser incomodado pela luz.

O segundo ponto a se pensar são as lâmpadas

Existe uma infinidade de lâmpadas no mercado, dessa forma é preciso escolher aquela que atende aos seus objetivos, ou seja, te dará uma visibilidade adequada para leitura.

Nesse caso, o ideal são as lâmpadas brancas e frias, que estimulam a atenção, que é algo desejado no momento de leitura, diferente das amarelas, que proporcionam um relaxamento podendo levar ao sono.

Entendemos então que tudo está relacionado ao objetivo de cada um. Se você está trabalhando ou estudando para provas, opte pelas lâmpadas brancas e frias, mas se você costuma ler para estimular o sono, aposte nas amarelas.

As melhores opções de lâmpadas para leitura são as fluorescentes ou Led, as informações quanto a tonalidade você encontrará no rótulo.

O terceiro ponto a se considerar é o tipo de luminária

Nesse ponto tudo vai depender de seu ambiente, de seus moveis e estilo. Temos as opções de luminária de chão, de mesa, spot, abajur e pendentes.

Uma dica são as luminárias articuláveis, esse tipo de luminária, estando em uma mesa de estudos ou na cabeceira da cama, trazem mais conforto à leitura pois podem ser direcionadas à uma posição mais confortável; caso tenha regulador de intensidade de luz seria realmente perfeita.

Abajur colorido modelo bolinha – Lustres Amandini
Abajur colorido modelo bolinha – Lustres Amandini

Iluminação para o closet

O ideal para iluminação de um closet, é procurar não causar sombras nem deixar o ambiente aquecido, sendo assim prefira as lâmpadas de Led, que além de gastar menos energia não aquecem.

Assim como a iluminação geral do quarto, para o closet o ideal seria uma iluminação que pode ser conquistada com uma luz difusa, ela é capaz de alcançar todo o ambiente e não causar as indesejadas sombras.

Além dessa iluminação geral, as lâmpadas Led são bem-vindas nos nichos e espaços internos, onde além de iluminar vão transmitir uma sensação de aconchego.

iluminação closet
Foto: Pinterest – Iluminação Closet

Iluminação pontual ou destaque

Através desse tipo de iluminação pretende-se atrair a atenção à um ponto especifico, ou seja, criar um destaque, um centro de interesse no ambiente. Este pode ser uma tela, uma planta, um móvel, entre outras possibilidades.

Esse tipo de iluminação proporciona mais luz e sombras devido ao facho de luz estar direcionado ou concentrado em um ponto especifico, causando uma imagem interessante, trazendo ainda mais beleza ao objeto destacado.

Iluminação decorativa

Como o título já diz o seu maior objetivo não é iluminar, mas sim decorar o ambiente. É um tipo de luz aconchegante. A iluminação decorativa é indispensável para quem busca tornar o ambiente mais intimista.

A utilização de velas por exemplo pode deixar o ambiente muito acolhedor, além de decorar e trazer uma luz confortante as mesmas ainda podem ser aromáticas, trazendo ainda mais personalidade e suavidade ao ambiente.

Em um quarto de casal além de todos os benefícios já mencionados pelo uso de velas, podemos acrescentar que o local ficará além de tudo, bem mais romântico.

Podemos perceber que as possibilidades são infindáveis, tudo vai depender de suas necessidades e estilo.

Além das dicas acima temos muitas outras formas de deixar o quarto do casal totalmente perfeito usando iluminação adequada.

Podemos acrescentar às dicas o uso de sancas invertidas no teto para luz indireta que é muito confortável e aconchegante, as arandelas também são uma ótima pedida para humanizar os espaços, deixando uma fonte de luz à altura dos olhos, e ainda temos os dispositivos Dimmers, que dão oportunidade de regular a intensidade da luz. Sim como eu disse são muitas as possibilidades.

Arandela de Cristal – Lustres Amandini
Arandela de Cristal – Lustres Amandini

Enfim, essas foram algumas dicas que podem fazer uma grande diferença nesse ambiente tão importante que é o quarto do casal. Espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas e trazer algumas ideias ao seu projeto!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Quem é responsável por consertos no imóvel alugado?

Lidar com um dano no imóvel alugado já gera uma dor de cabeça por si só. Resolver quem pagará pelo…

2 semanas atrás

11 dicas de como decorar a sala com pouco dinheiro

Quem nunca passou por aqueles momentos em que olhou a sua volta e não gostou do que viu em sua…

2 semanas atrás

Como reduzir os custos na hora de fazer uma mudança

Fazer uma mudança pode custar muito dinheiro, e não estou falando apenas de custos com desmontagem e montagem de móveis…

2 semanas atrás

Quarto dos sonhos: dicas para uma decoração clássica e sofisticada

O quarto é um dos cômodos da casa mais importantes na hora de escolher a decoração. Afinal, o quarto geralmente…

2 semanas atrás

Como escolher o ar condicionado na Black Friday?

Chegou a hora de escolher o seu ar condicionado na Black Friday, a data mais esperada do e-commerce brasileiro. Saiba…

4 semanas atrás

Como dar personalidade a um imóvel alugado?

Como dar personalidade a um imóvel: Recebo muitos comentários de leitores querendo fazer mudanças em seu imóvel mas resignados pois…

4 semanas atrás