Dicas matadoras para organizar espaços infantis em casa

Os quartos das crianças estão sempre bagunçados e, portanto, os pais procuram ideias diferentes que podem ajudá-los a organizar os…

Os quartos das crianças estão sempre bagunçados e, portanto, os pais procuram ideias diferentes que podem ajudá-los a organizar os espaços dos pequenos de uma melhor maneira.

No entanto, famílias diferentes têm lares diferentes e, portanto, precisam de algumas sugestões para ajudá-los a ficar à frente e garantir que não precisem se livrar de toda a bagunça que seus filhos fazem quando estão por perto.

Aqui estão algumas dicas importantes da organização para o espaço infantil que ajudarão os pais a melhorar o quarto dos filhos sem passar por muitos problemas.

Usar as cores para organizar

Ao planejar a organização do armário, você deve dividir diferentes objetos no armário com cores diferentes que tornarão o armário mais atrativo e também mais colorido.

O código de cores tornará as coisas interessantes para os seus filhos, porque eles saberão onde guardar as coisas, de acordo com as cores e os rótulos colados nas caixas do armário.

Por exemplo, você pode fornecer uma caixa de cor branca para roupas limpas e uma caixa de cor preta para roupas sujas, para que seus filhos possam organizar as roupas adequadamente.

Dessa forma você estimula a criança a ter autonomia e aprender algumas tarefas importantes.

Use desenhos e formas

Caso a criança ainda não saiba ler utilize desenhos e formas para colocar em frente as caixas de organização.

Na caixa de brinquedos coloque uma figura que represente isso para a criança e ensine que os brinquedos de montar ficaram na caixa que tem o desenho de Lego e os carrinhos ou bonecas ficarão na caixa que tem a imagem correspondente.

Dessa forma, além de organizar, você ajuda a criança a estabelecer conceitos e vincular imagens a determinados objetos.

Ensine também que após o uso os brinquedos devem ser recolocados em suas respectivas caixas. Faça de forma lúdica, como se essa ação fizesse parte da própria brincadeira.

Quando você cria unidades separadas para brinquedos, seus filhos brincam com brinquedos limitados, dependendo do humor e isso cria menos confusão na sala.

Viva as prateleiras

Crie prateleiras e caixas para diferentes objetos de arte e artesanato que as crianças adoram fabricar, principalmente na escola. Pegam amor por esses objetos feitos por elas mesmas e fica difícil se desfazerem deles.

As crianças são muito criativas e, portanto, sempre pintam e desenham coisas que lembram e gostam. Agora, você sempre pode dar mais impulso à criatividade com prateleiras agradáveis, onde elas podem guardar seus objetos e livros artesanais.

Os livros infantis também podem ser organizados em prateleiras, estantes e até aqueles nichos de madeira que são fáceis de encontrar. O melhor é sempre deixar esses objetos em uma altura que os pequenos possam alcançar e que seja de fácil acesso para pegar e também para guardar.

A ideia é que eles ajudem na organização sem perceber que o estão fazendo.

Para crianças maiores e que já sabem ler uma boa ideia é a de criar repartições na prateleira e colori-las de maneira diferente, para que seu filho saiba onde colocar os livros de acordo com o assunto ou tema. Exemplo: Livrinhos de colorir na parte vermelha, livrinhos de história na parte verde, livros da escola na parte laranja…

As prateleiras ou nichos também são uma ótima pedida para guardar DVD’s, jogos de vídeo game e revistinhas em quadrinhos.

Criando novos espaços

Para quem tem limitação de espaço em casa uma boa tática é a criação de gavetões embaixo das camas ou cestos embaixo dos berços. Esses são excelentes locais para colocar roupa de cama, toalhas de banho e outros itens que tomam espaço no armário, closet ou guarda-roupas.

Cama tipo beliche com espaço embaixo para brincadeiras ou para uma escrivaninha de estudo são ótimas para ambientes pequenos.

Organizando o armário

Quando organizamos as roupas ganhamos espaço dentro dos armários.

Hoje em dia temos diversos itens que podem facilitar a arrumação e organização das roupas e sapatos infantis. Entre eles podemos destacar:

  • Separador de cabides por tamanho da roupa (excelente para bebês que usam diversos tamanhos diferentes)
  • Sapateiras de correr para guardar sapatos até lá no fundo do armário e conseguir acessá-los sem ter que bagunçar tudo
  • Colméias separadoras de gavetas – para separar meias, cuecas e calcinhas e ficar mais fácil de pegar e de guardar
  • Cestos de vime para guardar acessórios como cintos, suspensórios e bolsinhas
  • Suporte para laços e tiaras – Excelente para organizar os apetrechos de cabelos das meninas
  • Sacos plásticos comprimidos a vácuo para guardar mantas, cobertores e outros itens sazonais que são usados menos vezes durante o ano

Muitas mamães gostam de separar as roupas por cores para facilitar encontrar peças que combinam entre si, mas também para já ir ensinando os pequenos como escolher suas próprias roupinhas sem sair feito um palhacinho por aí.

Lembre-se que a eliminação também é importante quando você está organizando o espaço de seus filhos e, portanto, procure brinquedos e coisas que estão quebradas e que não são mais necessárias ou não servem mais para ele. Isso ajudará você a melhorar a organização dos espaços.

Não se esqueça de ter um cantinho especial para os estudos. Ali a criança encontrará espaço para se concentrar nas tarefas. Esse local deve ter uma boa iluminação (use uma luminária se for preciso) e deve estar organizado com lápis de cor, canetinhas, colas e outros utensílios que ela vai precisar para fazer os deveres de casa.

Uma boa tática para manter a ajuda das crianças em toda essa organização é criar painéis lúdicos de recompensa. Crianças adoram ser recompensadas por afazeres e isso pode ser feito de forma tranquila e com recompensas pequenas e agradáveis.

As vezes ganhar uma estrela colorida no painel já é gratificante para o pequeno.

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

Se quiser deixe um comentário nesse post nos contando quais são suas dicas para manter a casa organizada com filhos pequenos.

Sou Marília Tannuri Verni

Mãe de 2 meninos (Ian – 12 anos e Lorenzo – 5 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como Limpar Box de Banheiro: Aprenda 3 Técnicas Infalíveis

Existem situações onde deixa o ambiente do banheiro com um aspecto sujo, algo nada legal. Por exemplo, uma situação comum…

4 dias atrás

Saiba como utilizar o mármore para deixar sua casa mais bonita

Ao buscar maneiras sofisticadas de decorar o ambiente, o mármore é uma escolha bem assertiva! A rocha deixou de ser…

4 dias atrás

Saiba como escolher o modelo de porta mais adequado ao ambiente

Quando você busca alternativas para construir ou reformar seu imóvel diversos fatores devem ser levados em consideração. A estética é…

4 dias atrás

Veja 3 curiosidades que você não sabia sobre o mármore

Você sabia que o mármore trata-se de um material natural, mais especificamente, uma rocha metamórfica que é proveniente do calcário?…

1 semana atrás

Conheça as tendências de decoração para 2020 e dê um novo ar para sua casa

O ramo de decoração está sempre mudando, e com 2019 chegando ao fim, está na hora de começar a buscar…

1 semana atrás

Decoração sustentável: conheça algumas ideias interessantes

Felizmente, há muitas pessoas que, ao pensarem em reformar, construir e decorar sua casa, já pensam em procurar por empresas…

2 semanas atrás