Como escolher a cor certa do quarto do bebê usando psicologia das cores

Escolher as cores do quarto do bebê pode ser complicado. Na esperança de escapar das opções padrão de rosa ou…

Escolher as cores do quarto do bebê pode ser complicado. Na esperança de escapar das opções padrão de rosa ou azul, muitos pais entram no mundo das cores armados com pouco mais do que um capricho e uma boa vontade. Afinal, a escolha de cores não é exatamente uma ciência, certo?

Na verdade, é. Basta perguntar ao exército de executivos de marketing que investiram milhões em pesquisas.

Estudos psicológicos, conduzidos inicialmente por empresas de publicidade, sugerem que as cores podem influenciar o humor e o comportamento, estimular o cérebro e o corpo e até mesmo afetar a saúde do seu filho.

Os especialistas em marketing vêm usando essas descobertas em seu benefício há décadas.

A decoração da sua academia, do seu spa e até mesmo da sua lanchonete favorita foram especialmente projetadas para afetar tudo, desde sua atitude até seu apetite. Mas a psicologia das cores pode ser usada para afetar mais do que apenas sua carteira.

Estudos científicos também descobriram que a exposição a certas cores pode melhorar os hábitos de sono, aumentar o poder da memória e até melhorar o desempenho acadêmico – excelentes benefícios para o crescimento de mentes e corpos.

Esteja planejando um quarto de bebê ou atualizando o quarto do adolescente, seu projeto pode se beneficiar de uma pequena intervenção psicológica. Antes de abrir a lata de tinta, você deve levar um minuto para considerar os efeitos psicológicos de sua escolha de cor.

Psicologia da Cor 101

Cores diferentes podem ter efeitos diferentes na mente e no corpo. Quer saber o que seu matiz favorito pode fazer por você? Aqui está uma análise rápida das vantagens e desvantagens potenciais de cada família de cores.



Cores quentes

Em geral, as cores quentes proporcionam felicidade e conforto, criando intimidade ao tornar os espaços amplos e abertos um pouco mais aconchegantes. Tons fortes de vermelho, laranja e amarelo podem estimular a mente e ter um efeito energizante no corpo.

Embora isso seja benéfico para o crescimento e o desenvolvimento, não é uma grande vantagem quando se trata do confronto noturno na hora de dormir com seu filho médio e excessivamente ativo. Portanto, é melhor usar cores quentes com moderação.

Em vez de pintar uma sala inteira de um vermelho ousado ou amarelo brilhante, tente pintar uma única parede de realce e amarrar alguns acessórios correspondentes. Você também pode considerar emparelhar cores quentes com tons mais frios para criar uma sensação de equilíbrio e moderar quaisquer efeitos negativos.

Vermelho

Rico e altamente emotivo, o vermelho excita e energiza o corpo, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração.

Tem um pequeno atleta nas mãos? Alguns estudos sugerem que os efeitos físicos associados à cor vermelha aumentam a capacidade atlética. No entanto, o vermelho também está associado ao aumento da agressividade, incapacidade de se concentrar e até mesmo dores de cabeça.

Algumas pesquisas sugerem que a exposição à cor vermelha pode até prejudicar o desempenho acadêmico de seu filho.

Rosa

Amado universalmente pelas meninas, o rosa evoca empatia e feminilidade e cria uma atmosfera relaxante . No entanto, apesar de um efeito calmante inicial, o rosa pode se tornar irritante com o tempo, causando agitação e ansiedade. Embora sua princesa possa adorar esse tom rosado agora, você deve estar preparado para que ela o rejeite no futuro.

Amarelo

Brilhante e alegre, o amarelo está associado à felicidade e à motivação. Amarelos suaves e sutis promovem a concentração, enquanto tons mais brilhantes podem estimular a memória e aumentar o metabolismo. No entanto, muito amarelo pode evocar sentimentos de raiva e frustração, resultando em bebês agitados e superestimulados.

laranja

Amigável e acolhedor, o laranja empresta muitos dos atributos positivos de seus pais. Laranja tem uma natureza distintamente social, inspirando a comunicação interpessoal e deixando as pessoas à vontade. Assim como o amarelo, muito laranja pode ser estimulante demais, então use tons fortes com moderação.

Cores Frias

As cores frias têm um efeito calmante no corpo e podem fazer com que o quarto do seu filho pareça espaçoso e relaxante – pense em céus abertos e ondas ondulantes. No entanto, cores escuras e frias podem evocar toda a tristeza e escuridão de uma tempestade iminente e devem ser usadas com moderação.

Apesar de sua natureza calmante, as cores frias não são particularmente convidativas e podem deixar as pessoas com uma sensação de frio e reservado se o ambiente for muito severo. Para suavizar o efeito, combine cores frias com neutros cremosos e enfeite seu espaço com tecidos macios e acessórios confortáveis.

Azul

Exatamente o oposto do vermelho na roda das cores, o azul acalma a mente e o corpo, reduzindo a pressão arterial, os batimentos cardíacos e a respiração e diminuindo os sentimentos de ansiedade e agressão.

Crianças que têm problemas para dormir ou são propensas a acessos de raiva e outros problemas comportamentais podem se beneficiar por passar um tempo em um ambiente azul. Os efeitos físicos do azul também resfriam o corpo, criando um oásis refrescante em locais quentes e úmidos.

Roxa

Associado à sabedoria e espiritualidade, o roxo combina a estabilidade do azul e a energia do vermelho, assumindo as características de ambos, dependendo da tonalidade. O roxo também pode ter um toque luxuoso e está associado à riqueza e à realeza.

Verde

O verde simboliza a natureza e, portanto, promove um ambiente sereno e relaxante. Associado à saúde, cura e bem-estar, o verde tem um efeito calmante no corpo e na mente, reduzindo a ansiedade e promovendo a concentração.

A exposição à cor verde pode até aumentar a capacidade de leitura. Um estudo descobriu que, ao colocar uma folha verde transparente sobre o texto, os alunos podem melhorar sua velocidade de leitura e compreensão.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

1 mês atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

1 mês atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

2 meses atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

2 meses atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

2 meses atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

2 meses atrás