Dicas de decoração da sala de estar

A decoração da sala de estar é certamente o cômodo mais importante de sua casa. Uma sala de estar é…

A decoração da sala de estar é certamente o cômodo mais importante de sua casa. Uma sala de estar é frequentemente o primeiro espaço que decoramos e o primeiro lugar que mostramos a novos convidados quando eles vêm nos visitar.

Uma sala de estar lindamente decorada não só te atrai, como te obriga a ficar. A seguir, confira 9 dicas para que você também possa ter na sua casa uma sala de estar inesquecível.

Selecione o mobiliário certo

Não importa se você está começando do zero ou atualizando um espaço em que está vivendo por anos, é importante fazer um balanço de quais móveis você possui e ser brutalmente honesto sobre se eles funcionam nesse espaço. Redecorar sua sala de estar é uma ótima oportunidade para descobrir o que é importante para você.

Se você estiver mantendo um sofá de duas décadas ou uma poltrona reclinável que não está mais funcionando, é hora de se desapegar e começar de novo. O mobiliário certo, tanto em tamanho como em estilo, pode beneficiar ou prejudicar a decoração de uma sala de estar.

Designe um ponto focal

O ponto focal de um cômodo é onde os olhos das pessoas vão se ater quando entrarem ali pela primeira vez. Se você não tem um ponto focal natural, como uma grande lareira ou manto, crie um com um espelho de grandes dimensões, um piano ou uma obra de arte extra grande, por exemplo.

Uma vez que você tenha decidido sobre o seu ponto focal, decore a sala em torno dele para uma sensação coesa. Apenas certifique-se de prestar atenção à vibe que seu ponto focal está emitindo.

Se você tem uma bela lareira e quiser criar uma decoração em volta dela, por exemplo, uma reforma rápida pode mudar toda a aparência do seu espaço e adicionar uma sensação nova e atualizada.

Trabalhe com uma paleta de cores específica

Goste você de tons monocromáticos ou de tonalidades complementares, o seu esquema de cores é uma característica fundamental para cultivar uma estética perfeita na sala de estar.

Ter uma paleta de cores em mente ao montar cada peça da sua sala de estar é uma maneira fácil de manter o visual limpo e cheio de propósito. Uma dica é começar com uma base de branco e preto e adicionar um toque de mostarda para manter a aparência harmoniosa.

Busque equilibrar a funcionalidade com a beleza

Não há problema algum em querer um espaço deslumbrante, mas você também precisa viver nele – e é importante garantir que sua sala de estar funcione não apenas para o seu gosto, mas também para seu estilo de vida.

Se você precisar de armazenamento adicional, procure por peças atraentes que escondam suas bugigangas enquanto combinam bem com sua decoração em geral. Pense que um sofá ultramoderno pode até chamar a atenção, mas o que adianta se não for confortável?

O importante, portanto, é entender que a característica essencial de uma sala de estar maravilhosamente projetada é que seja um lugar onde você realmente vai querer ficar, até quando não tiver nenhuma visita por perto.

Organize os móveis para conversação

As salas de estar estão reunindo espaços, portanto, busque dispor os móveis a fim de que promovam a conversação e a interação. Puxe os sofás para longe das paredes e coloque-os de frente uns para os outros.

Se você tem uma grande sala de estar, divida-a em dois grupos de conversação para um sentimento mais confortável e íntimo. Cadeiras e pufes que podem ser colocados próximo aos sofás conforme necessário permitem expandir o círculo de conversação e ainda manter a intimidade.

Fuja de tapetes muito pequenos

Tapetes grandes podem ser caros e podem parecer um compromisso um pouco assustador, mas, de acordo com especialistas em design de interiores, eles são um dos aspectos mais importantes de uma sala.

As salas de estar quase sempre precisam de um tapete de pelo menos 2 x 3m (se não um de 3 x 3,5 metros). A menos que você tenha uma pequena sala de estar, fique longe de qualquer coisa abaixo de 2 a 3 metros.

Um tapete menor que isso pode ficar bem ao lado de uma cama, em uma cozinha ou na entrada de casa, mas certamente não funcionará em sua sala de estar.

Preste atenção à iluminação

Obter a iluminação certa para a sua sala de estar pode ser um desafio, mas também pode ser um excelente elemento de união dos itens decorativos. A nossa sugestão é que busque uma combinação dos tipos de iluminação direto, indireto e difuso.

Depois de ter decidido o mobiliário que precisa, você pode se concentrar em encontrar fontes de luz que combinem com seu esquema de decoração.

Pendure corretamente as obras de arte na parede

Arte pendurada de maneira errada em uma parede é como um personagem em um filme usando uma peruca muito ruim: é meio difícil não vê-la, e você deseja tanto que pudesse simplesmente tirá-la de lá, sabendo que tudo seria muito melhor sem ela. Tudo bem que não é algo que estrague a sua experiência de convivência, mas é terrivelmente distrativo.

Enquanto alguns concordam que a arte deva ser suspensa ao nível dos olhos, designers de interiores enfatizam que isso não se aplica quando, por exemplo, o teto for muito baixo ou você for muito alto.

Para não errar, imagine que, se a parede fosse cortada verticalmente em quatro seções (indo de baixo para cima), que a arte deva sempre estar no terceiro quadrante (contando a partir do chão).

Evite criar uma sensação de showroom

É fácil correr para uma loja grande para decorar sua sala de estar, e não há nada de errado com isso.

Mas para o efeito “uau” final (e para evitar que o cômodo acabe parecendo um showroom da loja em questão), é importante evitar a compra de todas as peças da mesma loja.

E tudo bem que talvez possa levar um pouco mais de tempo para organizar cada peça de diferentes fontes, mas o resultado final parecerá muito mais exclusivo e intencional.

Compartilhe o post nas redes sociais e mostre o quanto você já sabe sobre design de interiores!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Entenda o que é marketplace e como funciona para o ramo da decoração

O ambiente virtual proporciona um enorme espaço de vendas para diversos segmentos. Isso quer dizer que todos os tipos de…

4 dias atrás

Como Limpar Box de Banheiro: Aprenda 3 Técnicas Infalíveis

Existem situações onde deixa o ambiente do banheiro com um aspecto sujo, algo nada legal. Por exemplo, uma situação comum…

1 semana atrás

Saiba como utilizar o mármore para deixar sua casa mais bonita

Ao buscar maneiras sofisticadas de decorar o ambiente, o mármore é uma escolha bem assertiva! A rocha deixou de ser…

1 semana atrás

Saiba como escolher o modelo de porta mais adequado ao ambiente

Quando você busca alternativas para construir ou reformar seu imóvel diversos fatores devem ser levados em consideração. A estética é…

1 semana atrás

Veja 3 curiosidades que você não sabia sobre o mármore

Você sabia que o mármore trata-se de um material natural, mais especificamente, uma rocha metamórfica que é proveniente do calcário?…

2 semanas atrás

Conheça as tendências de decoração para 2020 e dê um novo ar para sua casa

O ramo de decoração está sempre mudando, e com 2019 chegando ao fim, está na hora de começar a buscar…

2 semanas atrás