A importância do sofá na decoração da sala

Uma casa ainda não verdadeiramente um lar sem um sofá nela. Entenda a importância do sofá na decoração da sala…

Uma casa ainda não verdadeiramente um lar sem um sofá nela. Entenda a importância do sofá na decoração da sala e confira várias dicas para não errar na escolha da peça para esse ambiente.

Importância do sofá

O sofá é uma peça de mobília que é usada tanto para decorar os ambientes, as salas principalmente, quanto para fornecer conforto e descanso.

Eles também pode ser usado em quartos, recepções, varandas, áreas de convivência de empresas e de prédios comerciais e residenciais, salões de festas e muitos outros lugares onde se achar necessário.

Ele faz toda a diferença na decoração de qualquer um destes ambientes, mas especialmente nas salas. Esse cômodo da casa é onde relaxamos, recebemos visitas, vemos TV, podendo ser muitas vezes o nosso cinema particular.

Como escolher um sofá para a sua sala

Como essa mobília é tão importante, existem vários modelos dela disponíveis por aí para se comprar. A escolha do sofá correta pode fazer toda a diferença na estética do lugar.

O sofá para cada ambiente

Para escolhê-lo bem é preciso analisar vários fatores, tais como o modelo, cor, textura e tecido, o estilo do cômodo, o tamanho da peça e do lugar, etc.

Se você possui uma sala integrada com outro cômodo (até mesmo uma sala de TV que também é sala de jantar) ou muito pequena, talvez seja interessante optar por uma peça menor ou então abrir mão de outros móveis e objetos decorativos, como mesas de centro.

Se é para uma sala pequena, o sofá não deve ser muito grande para sobrar espaço para que as pessoas transitem com tranquilidade por ali. Muitas peças em locais pequenos deixam o ambiente sobrecarregado.

Se você é uma pessoa que gosta de mudar a decoração com frequência, é bom optar por sofás de tons neutros. Assim, se eles não forem ser trocados, podem combinar com outras configurações de peças.

Dessa forma, um sofá em L está fora de cogitação para uma sala pequena, pois ocupa muito espaço, mas fica ótimo em sala mais amplas e espaçosas.

Casas com crianças pequenas ou animais de estimação costumam sofrer mais com manchas nos sofás. É algo que faz parte, mas essas casa podem se beneficiar com sofás de cores escuras, tons de cinza ou de azul ou preto, por exemplo, podem ser boas escolhas.

Se você quer um visual mais vintage para algum ambiente, atualmente existem sofás produzidos nesse estilo. Geralmente têm os pés em madeira e criam um estilo mais clássico.

São capazes de garantir uma decoração retrô, mas ao mesmo tempo deixam a sala moderna.

Geralmente são pequenos e retos, não ocupando muito espaço. Ficam muito bonitos em locais com paredes claras e outros itens vintages como quadros e vasos de plantas.

Além de casas, ficam ótimos em salões de beleza, barbearias, lojas, etc.

Outro modelo bastante utilizado é o retrátil. São aqueles sofás em que é possível o aumento de sua extensão na parte dos assentos.

Além de serem mais confortáveis para assistir TV e relaxar, também podem ser muito úteis para quando você recebe visitas para dormir na sua casa, mas não tem um quarto de visitas e uma cama ou colchão extra. Com um sofá desses, os visitantes conseguem dormir com conforto.

Design de interiores e decorador

A decoração é mais do ter coisas bonitas nos ambientes. Ela ajuda a criar climas específicos, como o de casa e de escritórios.

Se você entende o poder que uma sala decorada pode transmitir, sabe que ela nos ajuda a nos sentir melhor nos lugares, deixando-os mais agradáveis.

Mas se você não sabe muito sobre decoração e tem inseguranças sobre as melhores formas de decorar algum ambiente, é indicado que você procure pelo trabalho de um designer de interiores ou de um decorador.

Esses são profissionais cada vez mais procurados que estudam para entender melhor os efeitos das cores, formas, geométricas, texturas, padrões, etc., para poderem trabalhar a composição de ambientes e valorizar seus cômodos.

Cuidados com o sofá

Por ser uma peça tão importante, é necessário tomar alguns cuidados com os sofás. Isso para fazer com a vida útil deles seja o mais prolongada possível e para fazer com que eles continuem bonitos, como se tivesse acabado de sair da loja, por mais tempo.

Podemos citar alguns deles:

O primeiro deles é a lavagem de sofá. Uma limpeza feita por profissionais capacitados é capaz de eliminar manchas e odores desagradáveis, além de conseguir recuperar tecidos encardidos.

A lavagem ainda é benéfica para a nossa saúde, além da estética. Isso porque ela elimina a poeira e os ácaros, que em excesso quando aspirados podem provocar doenças respiratórias, como a asma, rinite, alergias, etc.

O segundo cuidado que você pode tomar para cuidar de seu sofá é a impermeabilização. Esse é um procedimento que é feito para criar uma blindagem especial no tecido do sofá através de um produto químico. É o ideal para evitar a formação de manchas na peça.

Isso porque essa blindagem impede que o tecido absorva líquidos. Assim, caso refrigerante, café, molho, chocolate, etc., caia no sofá, esses líquidos não serão absorvidos e as manchas não serão formadas.

E como último cuidado, temos a lavagem de sofá a seco. Ela é muito indicada para sofás de tecidos mais delicados e sensíveis. Como o próprio nome do procedimento sugere, é uma lavagem que não leva água.

São aplicados solventes específicos que fazem com que a sujeira seja dissolvida e então ela é aspirada. Com a lavagem a seco você consegue ter seu sofá limpo e higienizado, mas sem correr o risco de causar algum dano ou desgaste no sofá.

Lembre-se que esses cuidados são capazes de aumentar a vida útil de um sofá em muitos anos, sendo formas de investimentos, já que substituir por um novo acaba saindo muito caro.

Esse foi o nosso post sobre a importância do sofá na decoração da sala. Nele você conferiu algumas dicas para escolher bem a peça ideal para cada ambiente além de receber várias outras sugestões sobre decoração.

Para mais dicas como essa, fique de olho no blog. Até a próxima!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como deixar sua casa mais fresca no verão

Além de saber sobre os modelos de ar condicionado, descubra como deixar sua casa mais fresca com materiais de construção.…

11 horas atrás

Decoração com Pedras de Mármore: Luxo e Requinte

Quando realizamos a compra de um imóvel, ou até mesmo locação, planejamos toda a decoração e desejamos que tudo esteja…

1 dia atrás

Café profissional em casa: um upgrade fácil no ambiente

Poucas coisas são tão charmosas quanto uma boa xícara de café. Felizmente, o processo de fazer café não fica muito…

1 dia atrás

Quais são os chuveiros mais confiáveis da atualidade?

Não dá de negar que o chuveiro elétrico faz a diferença na vida de centenas de famílias brasileiras. Com fácil…

2 dias atrás

Piso drenante é tendência sustentável para área externa

Uma das maiores tendências na área de arquitetura são os pisos drenantes. Esses pisos surgiram como uma solução ecológica e…

2 dias atrás

Afinal, quais são os tipos de financiamento imobiliário disponíveis?

Se você está prestes a comprar um imóvel e percebeu o mercado voltando a aquecer, é preciso conhecer bem os…

5 dias atrás