Como usar mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno?

Está com dúvidas sobre como escolher a melhor mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno? Acompanhe nossas dicas e…

Está com dúvidas sobre como escolher a melhor mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno? Acompanhe nossas dicas e saiba como acertar na decoração mesmo em ambientes com espaço reduzido.

Decidir qual móvel combina mais com nosso lar pode ser uma tarefa trabalhosa, visto que demanda planejamento tanto em relação à adequação entre as medidas da mobília e a área disponível no cômodo quanto no que diz respeito à coerência de estilos decorativos.

Ao mobiliar apartamentos pequenos, isso torna-se um pouco mais complicado. Porém, não se trata de uma missão que não possa ser cumprida com um pouco de criatividade e dicas preciosas.

Neste texto, a Panorama Móveis vai compartilhar com você recomendações úteis para comprar a mesa de jantar 4 lugares ideal para o seu apartamento com poucos metros quadrados.

Fonte: pxfuel

Dicas para usar mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno

A mesa de jantar é um móvel responsável por reunir a família durante as refeições, assim como servir de suporte para diversas atividades, como trabalho, estudo, entre outras.

Devido ao seu aspecto multiuso, a escolha dessa peça de mobília merece uma atenção especial. Principalmente, quando destinada a espaços pequenos. Confira a seguir como acertar ao fazer essa decisão.

Acerte no formato

O primeiro passo para utilizar uma mesa de jantar de forma funcional em áreas pequenas é escolher o formato geométrico do tampo da mesa. No mercado, os modelos mais comuns são o redondo, o quadrado e o retangular. Também há opções ovais, triangulares e com formas irregulares, porém elas são menos comuns no setor moveleiro.

Abaixo, exploraremos as principais características de cada um dos formatos populares e se eles são ou não adequados a lares pequenos.

Mesa redonda

Mesas com contorno circular são as mais recomendadas para ambientes com pouca área livre. Como explica a design de interiores, Karla Amadori, a mesa redonda é a melhor opção por dois motivos principais: sua ausência de cantos e o seu pé centralizado.

O primeiro ponto positivo é justo o diferencial da mesa redonda: o fato de não existirem cantos. Esse aspecto é relevante em locais pequenos pois favorece a circulação de pessoas, uma vez que não há quinas ocupando um espaço extra.

Outro traço da mesa redonda que combina com lares compactos é a sustentação do tampo por um pé central. Isso permite que mais cadeiras sejam acomodadas ao redor do móvel porque, diferentemente das opções quadradas, não há um pé em cada extremidade da mesa limitando a adição de cadeiras.

Dessa forma, mesmo se você comprar uma mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno, será possível acomodar mais uma pessoa em situações especiais.

Mesa quadrada

Em segundo lugar no ranking de mais compatíveis com locais pequenos está a mesa quadrada. Ela serve como alternativa para pessoas que não gostam do visual da mesa redonda ou que desejam posicionar o móvel encostado em uma parede.

Dito isso, se o único local disponível do seu apartamento para colocar o móvel for um encontro entre paredes, modelos com o tampo quadrado são a melhor escolha. Nesse contexto, as mesas quadradas são mais funcionais e se adequam de forma mais harmoniosa visualmente.

Os móveis quadrados mostram-se mais vantajosos que os redondos no quesito sustentação de peso.

Ao comentar sobre as diferenças entre as mesas quadradas e redondas, Amadori faz um comentário importante sobre esse assunto.

Por causa da disposição dos pés (geralmente um em cada quina da mesa), as mesas quadradas oferecem uma sustentação maior do peso dos objetos sobre o tampo. O mesmo não ocorre em mesas redondas que costumam ter um único pé fixado no centro do tampo.

Portanto, para quem gosta de colocar muitos objetos sobre o tampo da mesa, como vários adornos, panelas, travessas com alimentos, etc., a mesa quadrada trará mais estabilidade.

Vale destacar a importância de conferir o limite máximo de peso suportado pelo tampo para não sobrecarregar o móvel e provocar acidentes. Para saber a quantidade de quilos que a mesa suporta, confira a ficha técnica do produto.

Mesa retangular

As mesas de modelo retangular são as menos recomendadas quando o assunto é mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno.

A razão é simples: mesas retangulares são mais compatíveis com ambientes de tamanho médio ou grande, de preferência cômodos compridos e estreitos.

Poupe espaço com cadeiras compactas

Cadeiras sem apoio para os braços ou banquetas são perfeitas para apartamentos pequenos, pois elas podem ser acomodadas embaixo do tampo da mesa enquanto não estão sendo utilizadas.

Assim, poupa-se espaço que pode ser aproveitado para outros fins, como uma melhor circulação no cômodo.

Fique de olho nas medidas

Não se esqueça de realizar a medição da área disponível para a sua nova mesa de jantar 4 lugares. Ao fazer isso, leve em consideração o espaço necessário para a utilização do móvel.

Para tanto, reserve, no mínimo, 90 centímetros entre a área ocupada pela mesa e as paredes e/ou outros móveis ao redor. Esse intervalo é essencial para que as pessoas possam se sentar à mesa confortavelmente. Ele também permite que haja circulação no cômodo enquanto a mesa é utilizada.

Aproveite truques de decoração

Ao escolher sua mesa de jantar, dê preferência a modelos com tampo com revestimento claro (tons como branco, bege, marrom claro e afins). Essas cores promovem uma sensação visual de amplitude, fazendo com que o local pareça maior.

Mesas com tampo feito de vidro também promovem essa ilusão devido a transparência do material.

Porém, ambas opções têm seus aspectos negativos a serem considerados.

Os tons claros, quando dominantes na decoração, podem deixar o local visualmente desinteressante. Assim, se sua cozinha ou sala de jantar já possuir muitos elementos de tonalidade clara, uma mesa com tom vibrante pode ser incluída sem prejuízos à decoração.

Já o vidro demanda uma rotina de limpeza frequente, pois a superfície da mesa destaca a presença de manchas. Além disso, o vidro exige cuidados específicos para que não seja danificado durante o uso da mesa.

Esperamos que nossas recomendações sobre como usar uma mesa de jantar 4 lugares em apartamento pequeno ajudem você a encontrar o melhor móvel para o seu lar!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

7 Dicas Para Decorar Sua Cozinha

Para muitas pessoas, a cozinha é certamente o lugar preferido da casa. É ali que costumam acontecer as reuniões de…

2 semanas atrás

7 Ideias Inteligentes Para Economizar No Quarto Das Crianças

Decorar um quarto infantil pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de criatividade você pode montar um quarto…

2 semanas atrás

3 Soluções Práticas de Marcenaria Que Deixam a Casa Arrumada

Ter uma casa arrumada e bacana não é uma tarefa muito simples. Afinal de contas, com uma rotina que se…

3 semanas atrás

Novo “normal” traz nova visão sobre nossas casas e sobre nossas decisões sobre ela!

Falamos tanto em novo normal, como uma adaptação de nossas vidas em tempos de tantas restrições que deixaram, quem podia,…

3 semanas atrás

Como usar a internet para encontrar a casa dos sonhos?

A Internet é hoje a melhor ferramenta para a busca de imóveis à venda. Encontrar o imóvel dos sonhos pela…

1 mês atrás

10 dicas de como organizar sua casa

Organizar a casa é sempre um dos pontos mais importantes para se viver bem. Roupas, utensílios e objetos espalhados e…

1 mês atrás